Agrupamento De Escolas Fernão De Magalhães

September 6, 2021, 5:16 am
  1. Fernão de Magalhães, o génio que cometeu um erro fatal | 500 Anos da Circum-Navegação | PÚBLICO
  2. A morte de Fernão de Magalhães

O seu erro, porém, terá sido "avaliar a posição das Molucas em relação ao meridiano". De acordo com o historiador, especialista em estudos orientais, Fernão de Magalhães saberia, quando chegou às Filipinas, em 1521, "que estava mais ou menos a norte das Molucas". "Por acaso, as Molucas estão ligeiramente mais para leste do que as Filipinas, mas é uma diferença pequena. Portanto, deve ter percebido que se tinha enganado, que as Molucas ficavam no hemisfério português", tal como demarcado pelo Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Castela (Espanha) em 1494. A missão de Magalhães, ao serviço do rei de Espanha, era provar que as Ilhas das Especiarias, conhecidas pelo valioso cravo, se situavam no domínio espanhol. "Pôs-se mal com D. Manuel [rei de Portugal] para provar que as Molucas eram dos espanhóis. Se reconhecesse o seu erro, punha-se mal com Espanha. Se não o reconhecesse, punha-se mal com a sua consciência", sintetiza Luís Filipe Thomaz para descrever "o drama" do navegador português.

Fernão de Magalhães, o génio que cometeu um erro fatal | 500 Anos da Circum-Navegação | PÚBLICO

Seguindo a tradição espanhola seguida na América, esse acordo previa o batismo do rei e a vassalagem a Carlos V. Para o rei de Cebu, esta aliança era importante, porque a amizade dos espanhóis reforçava o seu poder e prestígio junto das elites locais. Foi neste contexto que Magalhães se deixou enredar nas intrigas e nos conflitos locais. Ao ser informado de que um dos chefes da ilha vizinha de Mactán, chamado Lapu Lapu, se tinha recusado a pagar tributo ao rei de Espanha, Magalhães decidiu resolver pessoalmente a questão, com um pequeno grupo de soldados. Magalhães era um líder prudente e sensato, pelo que ainda hoje é difícil compreender o que o terá levado a tomar aquela decisão temerária e tão pouco sensata de se deixar atrair para o que parece ter sido uma manobra astuciosa e uma armadilha montada pelos chefes de Mactán. A morte de Magalhães perturbou o rumo da viagem? Não, a armada prosseguiu o seu objetivo de encontrar as ilhas produtoras de especiarias, o que fez pouco depois, ao seguir para Brunei e posteriormente para as Molucas e Timor.

Magalhães ele mesmo foi morto, em 27 de Abril de 1521, na batlha da Ilha de Mactan, as Filipinas, onde Pigafetta testemunhou e relata nesta obra.

O navegador português Fernão de Magalhães foi um génio, ao "acertar à primeira com a travessia do Pacífico", mas cometeu um erro de cálculo que terá precipitado a sua morte nas Filipinas, defende o historiador Luís Filipe Thomaz. Em entrevista à agência Lusa, a propósito dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação da Terra, feita por Magalhães e Elcano entre 1519 e 1522, o autor do livro O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo Sem Querer (Gradiva, 2019) sublinhou que o navegador quinhentista "escolheu a melhor rota do ponto de vista de ventos e correntes e nunca voltou para trás". Segundo Luís Filipe Thomaz, a expedição comandada por Magalhães, que zarpou de Espanha a 20 de Setembro de 1519, apanhou "a circulação do anticiclone do Pacífico Sul e a corrente de Humboldt [ou corrente do Peru] até chegar ao Equador". Depois, beneficiou dos "ventos alísios do Hemisfério Sul e do Hemisfério do Norte até às Filipinas", onde o navegador morreu em 1521 antes de alcançar a sua meta, as ilhas Molucas (Indonésia), a partir das quais pretendia voltar para Espanha novamente pelo Pacífico para não ser interceptado por navios portugueses.

Chile / Metropolitana / Santiago / Santiago do Chile World / Chile / Metropolitana / Santiago Mundo / Chile / / estação de metrô Adicionar categoria Estação Hernando de Magallanes o Fernão de Magalhães é uma estação metroviária que faz parte da rede de Metrô de Santiago. Cidades vizinhas: Coordenadas: 33°24'28"S 70°33'22"W Adicione comentário para este objeto O seu comentário: Locais similares Lugares próximos Cidades vizinhas Estação Manquehue 1. 3 km Estação Escuela Militar 2. 8 km Estação Tobalaba 4. 5 km Estação Los Leones 5. 2 km Estação Pedro de Valdivia 5. 7 km Estação República 11 km Estação Los Heroes 11 km Estação Ecuador 14 km Estação Monte Tabor 19 km Estação Del Sol 21 km Posto de Combustíveis Petrobras 1 km Shopping Parque Arauco 2. 1 km Club Oriente de Futbol 3. 2 km 6. 8 km 10 km 31 km 35 km 245 km 394 km 435 km 457 km 474 km 617 km Posto de Combustíveis Petrobras Shopping Parque Arauco Club Oriente de Futbol

Fernão de Magalhães teve uma morte violenta, que ocorreu num confronto militar na pequena ilha de Mactán, junto a Cebu, uma das ilhas Filipinas onde a expedição espanhola que comandava tinha ancorado semanas antes. O confronto, a 27 de abril de 1521, opôs 50 espanhóis comandados por Magalhães a cerca de 1500 guerreiros da ilha. O cronista António Pigafetta fez o relato presencial do que se passou: as condições da praia impediram os espanhóis de utilizar a artilharia e obrigaram-nos a desembarcar, onde foram atacados de imediato. Os inimigos perceberam que os espanhóis tinham a cabeça e o tronco protegidos, mas não os membros, e lançaram uma chuva de flechas envenenadas, uma das quais feriu Magalhães, que acabou por sucumbir em combate. A sua morte desviou a atenção dos guerreiros inimigos, o que permitiu que os sobreviventes conseguissem reembarcar. "Assim morreu o nosso guia, a nossa luz e o nosso apoio", nas palavras do cronista. Qual foi o motivo desse confronto? A armada de Magalhães tinha alcançado o arquipélago das Filipinas, após a longa e penosa travessia do Pacífico, e assentou arraiais na ilha de Cebu, onde os espanhóis procuraram um acordo e um entendimento com o rei local.

A morte de Fernão de Magalhães

1º ciclo/JI Fica situada na Rua Dr. Agostinho Jesus e Sousa, na Freguesia do Bonfim. Funciona num edifício de rés-do-chão e primeiro andar com dez salas de aula. Existe também um espaço onde funciona a biblioteca e a sala de informática. Os assuntos de carácter administrativo são tratados num pequeno gabinete situado no 1. º andar. A Escola possui uma cantina onde são servidas refeições fornecidas por uma empresa contratada pela Câmara Municipal do Porto. O recreio possui uma ampla área descoberta e uma pequena área coberta.

8 anos muito bem lá passados.

agrupamento de escolas fernão de magalhães lirik

Perante o dilema, o que fez Fernão de Magalhães? "Há uma coisa que é perfeitamente irracional: quando [finalmente] está a uma semana de viagem das Molucas, ou menos, em vez de ir para as Molucas, que eram o seu objectivo, anda a passear pelas Filipinas, de ilha em ilha, a imiscuir-se em lutas tribais onde encontrou a morte", relata o autor de O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo Sem Querer. Fernão de Magalhães morreu a 27 de Abril de 1521, na ilha de Mactan, às mãos do chefe tribal Lapu-Lapu, coroado herói nas Filipinas. Luís Filipe Thomaz acha "psicologicamente correcta" a tese do historiador uruguaio Rolando Laguarda Trías (1902–1998): "Laguarda Trías põe a hipótese de que aquilo foi quase um suicídio. [Magalhães] foi-se meter numa briga sem interesse nenhum político porque estava num estado de desespero", destaca o historiador português. Magalhães não se entregou literalmente à morte, ressalva, mas "ficou sem saber o que fazer, andou a imiscuir-se em lutas e acabou por se deixar matar estupidamente".

O mérito que teve, contudo, não é de somenos. "Planeou sozinho a viagem [pelo Pacífico] ou com o auxílio de Rui Faleiro", cosmógrafo de quem "era amigo" – e que, de acordo com Luís Filipe Thomaz, o ajudou nos cálculos das longitudes mas foi impedido de embarcar pela Casa da Contratação em Sevilha, que limitou o número de tripulantes portugueses na expedição da Coroa espanhola.

  1. EB1 Fernão de Magalhães
  2. Agrupamento de escolas fernão de magalhães reaction
  3. Agrupamento de escolas fernao de magalhaes chaves
  4. Italia vs espanha