Constituicao Da Flor

September 5, 2021, 1:38 pm

Referência: Silva, RA, (2017) Flor, Rev. Ciência Elem., V5(3):033 Autor: Rubim Almeida da Silva Editor: José Ferreira Gomes DOI: [] Uma flor é um sistema de ramos que termina em séries de folhas especializadas na reprodução – antófilos – e é exclusiva das Angiospermae (Angiospérmicas), encontrando-se ausente de outros grupos vegetais, como as Pteridophyta (incluindo os denominados fetos) ou as Gymnospermae (Gimnospérmicas - incluindo coníferas, como os pinheiros)*. Johann Wolfgang von Goethe (1790), foi um dos primeiros cientistas que interpretou os órgãos florais como se tratando de folhas modificadas. Desde então, com maiores ou menores complexidades, tem-se aceite a definição de flor como tratando-se de um curto caule que é portador de órgãos reprodutores (Coen and Meyerowitz, 1991; Theissen and Saedler 2001; Zahn et al., 2005; Feild et al. 2011). Mas então como é constituída a flor? Qual a sua morfologia? Todas as flores apresentam a mesma constituição? Vejamos então o caso mais comum nas Angiospérmicas.

Constituição da flor

Toda Matéria Biologia › Botânica A flor é a estrutura responsável pela reprodução das plantas angiospermas. É por meio da reprodução que novas plantas são originadas, assegurando a manutenção dos ecossistemas. Funções das flores A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas. Para isso, elas são formadas por folhas modificadas, geralmente de cores atrativas e formatos diferenciados para atrair os seus polinizadores. Partes das flores Partes da flor Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores. O conjunto de pétalas é chamado de corola. Sépalas: localizadas abaixo das pétalas, geralmente, de coloração verde. O conjunto de sépalas é chamado de cálice.

É na antera que encontramos os grãos-de-pólen. Gineceu: órgão reprodutor feminino da flor. É formado por folhas modificadas chamadas de pistilos ou carpelos. Uma flor pode ter um ou mais carpelos. Essas folhas modificadas dobram-se e fundem-se nas bordas, formando uma estrutura dilatada na porção inferior e afilada na porção superior, que se assemelha a um vaso e é chamada de carpelo. Na base dilatada encontramos o ovário da flor; e em seu interior podemos encontrar um ou mais óvulos, dependendo da espécie. No lado oposto ao ovário encontramos o estigma, que recebe os grãos-de-pólen na polinização e que é ligado ao ovário pelo estilete. Na figura acima podemos observar o androceu e o gineceu Não pare agora... Tem mais depois da publicidade;) Algumas plantas são dioicas, ou seja, possuem flores apenas com androceu ou apenas com gineceu; enquanto que outras são monoicas, ou seja, possuem o androceu e o gineceu na mesma flor. Algumas espécies de plantas distribuem suas flores isoladamente pelos ramos; enquanto outras se encontram agrupadas, formando o que chamamos de inflorescências.

Sedução harlequin flor da pele pdf

  • Constituicao da florida
  • A pele da flor
  • Flor cantora
  • Shows em las vegas 2013
  • Constituicao da republica
  • Cafe da ponte
  • Para Sempre Dança: Passé
  • Constituição flor

Os estames são formados pela antera e filete. O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen. Leia também: Partes da Planta Reino Vegetal Botânica: o estudo das plantas Tipos de flores Exemplo de flor hermafrodita As flores apresentam diferentes classificações, que pode ser quanto ao sexo ou quanto ao número de flores. Classificação quanto ao sexo Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor. A maioria das angiospermas são hermafroditas, como exemplo podemos citar a tulipa. Dioicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino ou feminino de formas separadas. Como exemplo podemos citar o mamoeiro. Presença dos elementos florais Flores completas: são as flores que apresentam todos os elementos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. A rosa é um exemplo de flor completa. Flores incompletas: são as flores com a ausência de algum dos elementos florais.