Abandono Escolar Em Portugal

September 4, 2021, 10:13 pm

A taxa de abandono escolar em Portugal situa-se nos 11, 8%, ligeiramente acima da média da União Europeia de 10, 6%. Este valor, referente a jovens entre os 18 e os 24 anos que não completaram o ensino secundário, coloca Portugal em sétimo lugar na lista de países com maior taxa de abandono escolar. De acordo com dados divulgados pela Pordata no relatório "Retrato de Portugal na Europa", Espanha é o país da comunidade com a maior taxa de abandono escolar, fixando-se nos 17, 9%. Seguem-se Malta, Roménia, Itália, Bulgária e Hungria. A Croácia aparece no último lugar, com 3, 3%: é o país onde mais jovens concluem o ensino secundário. Por outro lado, Portugal lidera a tabela das geografias com mais pessoas entre os 25 e os 64 anos sem o ensino secundário ou superior no currículo: 50, 2% versus 21, 9% na UE. Depois, aparecem Malta, Espanha, Itália e Grécia. Na outra ponta da lista, surgem Eslováquia, Polónia, República Checa e Lituânia – esta última com 5, 2%. Saltando para a faixa etária dos 30 aos 34 anos, verifica-se que 33, 5% dos cidadãos residentes em Portugal frequentou o ensino superior, o que compara com a média da UE de 40, 7%.

Abandono escolar em portugal e

abandono escolar em portugal hoy

A meta europeia estabelecida para 2020 é de 10%. De notar que, para se obter um decréscimo continuado na taxa de abandono precoce, é necessário que as medidas de maior impacto sejam aquelas que criam as condições para a permanência na escola dos jovens que, historicamente, vêm a abandonar o ensino antes de concluir o secundário. As opções de formação para adultos e jovens, já integrados no mercado de trabalho, também contribuem para baixar estes números, mas é a montante que a intervenção consegue assegurar que a taxa não torna a subir.

O INE começou a produzir informação sobre o abandono escolar precoce no início do século e na altura registava valores na casa dos 50%, aproximadamente mais 30% do que a média europeia. "Num contexto de estagnação deste indicador à escala europeia, nos anos mais recentes, Portugal tem conseguido contrariar essa tendência e melhorado os seus resultados", sublinha o ministério da Educação.

Insucesso e abandono escolar em portugal

abandono escolar em portugal http abandono escolar em portugal 2015
  • SUGESTÕES AOS DESENVOLVEDORES DO JOGO. : blackdesertsa
  • Como chegar a Cais do Cavaco em Vila Nova de Gaia através de Autocarro, Metro ou Comboio | Moovit
  • Processador mais rapido do mundo
  • Portugal regista em 2019 mínimo histórico na taxa de Abandono Escolar Precoce - XXII Governo - República Portuguesa
  • Abandono escolar em portugal e

A taxa de abandono escolar precoce voltou a cair em Portugal e está agora muito próxima da meta europeia estabelecida para 2020: ter um máximo de 10% de jovens a deixar o sistema de educação e formação sem obter uma qualificação de nível secundário. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e dão conta de uma redução na taxa de abandono de 12, 6%, para 11, 8% há dois anos e para 10, 6% em 2019. A mesma nota do Ministério lembra a evolução percorrida pelo país, já que o ponto de partida há duas décadas era muito negativo: 44% de abandono em 2000. Em 2011 o valor já estava nos 23%, mas era ainda assim quase o dobro da média europeia. "Se Portugal continuar a reduzir a sua taxa de abandono e com a estagnação deste indicador a nível europeu, o país terá, pela primeira vez, um valor igual ou mais baixo do que a média da UE", sublinha o Ministério, felicitando as "comunidades educativas por mais este sucesso do sistema de educação e formação". Entre as políticas que contribuíram para a evolução, a tutela destaca o programa TEIP (territórios educativos de intervenção prioritária), o programa nacional de promoção do sucesso escolar, o apoio tutorial específico, a aposta no ensino profissional ou a autonomia e flexibilidade curricular.

  1. Sindrome do canal carpico mean
  2. Turismo portugal estatisticas
  3. Como depositar dinheiro no multibanco cgd 5
  4. Simbolo ecoponto verde